Avançar para o conteúdo principal

Uma aventura pelo São João do Porto



Depois de em 2011 ter sido surpreendido com uma bela festa, a experiência tinha de ser repetida, mas desta vez, com tudo a que se tinha direito.
Conhecido como um dos melhores "São João" do país, embarquei no comboio rumo ao Porto, numa viagem que tinha tudo para terminar da pior maneira.

O mau tempo estava por todo o Portugal, e na hora de ir para a estação, uma chuva torrencial fazia pensar duas vezes se realmente valia a pena, especialmente pelo facto de poder chegar lá cima e ser tudo cancelado. O atraso do comboio também não ajudava, atraso esse que, em conjunto com as sucessivas paragens pelo caminho, e transbordos, fez com que chegasse mais de hora e meia depois do que o programado.

Mas bastou meter o pé fora do comboio, já na bela estação de São Bento, no Porto, para perceber que todos os imprevistos vividos até ao momento tinham valido a pena. Além do bom tempo que se fazia sentir, e com o espírito de festa já bem presente, já se ouvia o som dos famosos martelos e sentia-se o cheiro da tradicional sardinha no ar. Apesar de já ter visitado o Porto algumas vezes, nunca tinha conhecido realmente esta zona especial da cidade, que me deixou completamente apaixonado.



Pouco mais de 100 metros tinha andado, e as marteladas na cabeça já tinham sido várias, o que me obrigou a defender-me com a compra de um martelo, para que me pudesse vingar, no bom sentido claro.
Depois de um excelente jantar (que de tradicional não teve nada), chegava a hora de dar início à verdadeira festa, rumo à zona ribeirinha. A vista não podia ser a melhor, com uma paisagem fantásticas, pelas ruas tipicamente portuguesas, todas enfeitadas e perfumadas com o aroma à sardinha, terminando à beira rio, local onde aconteceria a principal atração da noite.


E sem dúvida que esta é daquelas festas em que, mesmo embarcando sozinho nesta aventura, é impossível sentires-te como tal. O acolhimento da população nortenha fazem-te sentir em casa, com a animação garantida toda a noite. Quando dás por ti, estás no meio de um grupo a rir e a cantar como se não houvesse amanhã, sempre com o martelo da mão, e a martelar quem por perto passa, e a lançar os famosos balões, que tantos aplausos fazem arrancar das pessoas presentes.



O tempo vai passando, e eis que chega a meia-noite. Todas as luzes da zona ribeirinha se apagam, para dar lugar ao 16 minutos de fogo-de-artifício, o mais belo e épico que vi até hoje em toda a minha vida. O sorriso é constante e, mesmo com o objetivo principal ainda por cumprir, com toda a certeza que a viagem já tinha valido a pena.

Com a "primeira parte" do espetáculo terminado, a festa continuava na Avenida dos Aliados. Contudo, "se a descer todos os santos ajudam", como se costuma dizer, a subir não foi tão fácil, tal era o mar de gente presente nas ruas do Porto. Força nas pernas, e depois de uns belos minutos, eis que finalmente o palco da Avenida já se avistava, igualmente já com milhares de pessoas presentes, à espera do concerto de Bob Sinclar, o artista da noite. O motivo principal que me levou a esta grande festa estava prestes a acontecer. Finalmente ia ver o meu maior ídolo musical ao vivo, numa noite que até ao momento tinha sido mágica, e que ainda mais mágica ficou.



Duas horas de boa música, que se prolongaram no final do concerto, pela ruas, com o regresso à zona ribeirinha, onde a festa durou até de manhã, já com o sol bem presente.

Foi sem dúvida uma aventura inesquecível, e que se tudo correr bem, será repetida em 2015. Obrigado Porto por esta aventura fantástica!

E viva o São João, o melhor São João de todo o país!


Poderão ver mais fotos desta aventura, clicando aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nunca deixes de ser quem és!

O amor magoa, mas não deixes de amar! O sonho é imaginação, Mas não deixes de sonhar! Há certas coisas na vida Que nos fazem lutar. Mas nunca desistas de ti Pois há um longo caminho para andar! Nunca deixes de ser quem és, Por causa de quem te faz sofrer. Olha em frente e não para trás, É o melhor a fazer! A vida é feita de escolhas, Que nos fazem duvidar. Mas feita a tua opção Só tens é que avançar! Luta pelo que importa, Larga quem não merece o teu amor. Junta-te a quem quer o teu bem, E não a quem quer a tua dor! A vida é feita de injustiças Mas isso tu podes mudar! Ignora quem te desprezou, Ama quem realmente deves amar!

O tempo passa, e tu continuas aqui...

Chego a casa, depois de mais um dia intenso de trabalho. O trânsito infernal dá cabo de mim, só desejo chegar ao conforto do meu lar, para poder descansar. Mas antes ainda tenho de ir levar o cão à rua, preparar o jantar, arrumar a cozinha, tomar banho... E agora sim, já posso descansar.... Depois de mais um dia atarefado de trabalho, chegou a hora de poder relaxar, e tirar um pouco de tempo para mim, só para mim. Mas parece impossível. Acendo um cigarro enquanto caminho pelo meu jardim. Mesmo no silêncio que toma conta desta noite quente de verão, tu continuas presente. Não fisicamente, mas continuas.Como é que depois de todo este tempo, depois de todas as mudanças, depois de todas as lutas, o meu pensamento continua contigo? Esta noite quente que faz lembrar o nosso primeiro beijo, sentados naquele banco, e que nunca mais esquecerei, e no qual vi a felicidade no teu rosto... Pelo menos assim o pensava. O beijo que me fez cair por completo aos teus pés,...

Volta de 180 graus

Nao sei porquê... Nao sei a razão... Não sei mais... Mas de uma coisa eu sei  ..  Não pode continuar assim.. Preciso de algo.. de quê? Pois... Não sei... Algo diferente, algo novo, algo que desperte em mim sensações nunca antes vividas.. Preciso de uma nova forma de vida.. Uma nova forma de viver... E tu? Tu vens viver comigo.. Como? ..... Logo se vê! Sinceramente? Tenho de esquecer tudo isto.. Já sei!! Preciso de voltar atras .. Voltar atras para reparar o passado para conseguir viver o futuro de outra maneira. Mas o que é passado é passado.. não há forma de mudar.. Mas posso decidir o futuro. Preciso de uma volta de 180 graus na minha vida.. Urgentemente. Senao nao consigo sobreviver!!